Pular para o conteúdo principal

Diferentes formas do Orgulho: Autoproteção

AUTOPROTEÇÃO
" Um indivíduo com o orgulho de proteger a si mesmo tem grandes problemas sendo vulnerável aos outros. Ele é extremamente defensivo e fácil de se ofender. Essa pessoa se fortificou com um elaborado sistema de barreiras e mecanismos de proteção na tentativa de se manter longe de qualquer risco. Para quem apresenta esse tipo de orgulho, por ser geralmente sensível por natureza, quase sempre a menor ofensa irá levá-lo a se PROTEGER  de futuras mágoas. Assim, os muros de sua fortaleza pessoal ficam mais resistentes e se tornam impenetráveis para qualquer outro INTRUSO. 
Enquanto algumas categorias da soberba são por si só ofensivas - assim como a vaidade e autopromoção - essa forma de orgulho é defensiva por natureza. Pessoas com esse tipo de sentimento vêem os outros como uma ameaça que irá humilhá-las, rebaixá-las ou envergonhá-las. Dessa maneira, elas se guardam dos ataques a qualquer custo.

Tornando-se distantes, algumas se protegem da dor que outros possam causar. Elas são cuidadosas para não deixarem transparecer seus sentimentos mais profundos e sentem-se um pouco inseguras e medrosas quando as pessoas se aproximam delas. 
Outras se utilizam do sarcasmo para manter seus semelhantes à distância. 
A pequena Suzy, que tem apenas 12 anos de idade, já está permitindo que esse tipo de presunção se solidifique dentro dela. Não é errado ser cuidadosa, sensível e introvertida. Essas características simplesmente fazem parte de sua máscara como pessoa. O problema aparece quando ela, diferentemente de Jesus, dá mais importância para os seus sentimentos do que para as outras pessoas em sua vida. É fácil de simpatizar com alguém como essa menina, até que se esteja do outro lado do sentimento horrível que emana dela quando se sente ameaçada.

O que é mais assustador para uma pessoa com o  orgulho da autoproteção (e para alguém vaidoso também) é sofrer alguma humilhação publicamente.
O pensamento de ser rebaixado na presença de outros é algo com o qual ela mal pode lidar.


Contudo o bom Mestre, quando falava acerca da questão de se preocupar sobre o que as outras pessoas pensam, disse: " E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei (Lucas 12:4,5).                          

Do livro "Irresistível a Deus"- Steve Gallagher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Verdade sobre o Amor que Ninguém te Conta

My kind of Love E que hoje me levantei, mas a minha vida não seguiu comigo. Preciso de uma cara para obter uma resposta. E, na encruzilhada da vida, eu baixei o meu ritmo, pois ali senti que as palavras ainda me deixam para trás. Com a tristeza abatida no meu rosto, fiquei onde deveria. Guarda o teu coração, pois as palavras que chegam pela metade são vazias. Mesmo com desculpas cuidadosas, não passam disso: desculpas. Não quero fechar o meu coração à minha honestidade. Não quero deixar de entender com o coração e processar com a mente. Necessito aprender a viver com o mundo, onde ele faça parte de mim, faça parte de onde estou. Que tudo o que a mim me aparece esteja disposto a reviver o meu ser, como se estivesse em primeiro lugar. O meu tipo de amor não espera apenas por ti, mas também pelo lugar onde tu estavas — ainda mais do que eu esperei. Não quero apenas amar. Quero aprender a demonstrar muito mais do que um amor devastado. Quero ser eu o amor renovado, que respira e se r...

Quando a Vida Parece Estagnar: Reflexões Sobre Mudar e Renascer - Uma Vida!

Sabes do que me lembro? De ti. A vida é uma história onde cada ano conta como um conjunto de palavras. Eu perdi o interesse na vida, pois tudo aquilo que faço não parece ser suficiente para sair do lugar. Parece um sonho que, um dia, realmente tive — um sonho que mostrava o quanto é difícil mudar aquilo para o que nascemos. O livre-arbítrio é uma condição extremamente complicada, pois certos caprichos são difíceis de quebrar, e eu me rasgo junto com eles. Não sabia que conseguiria mudar tanto e, mesmo assim, continuar igual. Não sabia que minha mente conseguiria me pregar tantas partidas, assustar-me até a morte para me ensinar que consigo controlar as minhas fraquezas, separando a ilusão da realidade. Mas, a cada dia, essa linha fica mais tênue. Eu tenho medo de enlouquecer. Receio que preocupações e anseios me deslumbrem e consigam levar o melhor partido de tudo isso. Mas isso tudo... o que é afinal? Preciso de uma vida para descobrir, e mesmo assim não chega. O que são os...

Viagem do Tempo

  Oh tempo que passas depressa, demasiado depressa para poder acompanhar; ontem ainda era pequenina e hoje olho por alguém mais pequenino do que eu.  As coisas acontecem depressa demais para poder acreditar na realidade que compõe meus olhos, tudo é novo, uma grande aventura e de certo grandes amores se irão criar.  Muitas coisas não entendo e por certo não entendo este divino amor também, mas creio que consigo ser o melhor dos meus dias para ti. Um desafio se forma à minha frente, e é talvez um dos mais empolgantes e e divertidos que já tive.  É uma bênção poder cuidar de ti, saber como tu estás, tentar ser o melhor que consigo e não desistir ou desanimar só porque as coisas estão difíceis. Não quero perder esta vontade de vencer sempre, de conseguir ajudar-te da melhor maneira que sei e sempre cuidar cada vez mais de ti! A cada dia que se cria entre nós reconheço que nunca mais vou viver sem ti, tornei-me sensível experiente de um amor que parece cada vez mais próx...